quarta-feira, 16 de maio de 2012

GM Giovanni Vescovi dará aulas no Aranha

Uma boa notícia para o xadrez de São José dos Campos é que o Grande Mestre Giovanni Vescovi treinará jogadores da equipe da cidade e dará aulas no Centro de Xadrez Aranha.

Os treinos e as aulas se realizarão semanalmente, todas as quartas-feiras, na sede do Aranha, a partir da próxima quarta, dia 16 de maio.

Serão treinados quatro jogadores da equipe do Fadenp, que defende a cidade nos Jogos da Juventude, Regionais e Abertos. Em troca de serem treinados por Vescovi, cada um dos quatro se responsabilizará por estimular e acompanhar o desenvolvimento de dois outros jogadores de categorias menores.

Já as aulas acontecerão das 18h30 às 20h00, para um público de até 25 pessoas. A primeira aula, na próxima quarta-feira, é aberta para todos os interessados. Da segunda aula em diante, serão selecionadas as pessoas a compor esse grupo de 25 alunos. Os critérios de seleção serão a força enxadrística (serão preferidos os mais fortes, que podem aproveitar mais as aulas) e a frequência no centro de xadrez (serão preferidos os de maior frequência). A inscrição nas aulas implicará em compromisso, sendo desligados os participantes que tenham mais de uma falta por mês. Só serão aceitos alunos residentes em São José dos Campos.

Ao todo, Vescovi ministrará 29 aulas, de 16 de maio a 28 de novembro.

Nota biográfica

Giovanni Portilho Vescovi, nascido em Porto Alegre, em 1978, começou a jogar xadrez com três anos de idade. Em 1987, tornou-se Vice-Campeão Mundial Mirim, primeiro brasileiro a conquistar este título, e iniciou uma extensa série de conquistas. Com jogo arrojado e criativo, produziu algumas das mais belas partidas do xadrez brasileiro e teve várias combinações publicadas no Sahovski Informator, na Chess Base Magazine, no New in Chess e na Europe Échecs. Desde 1998 detém o título de Grande Mestre Internacional. Em janeiro de 2010, com 2.660 pontos, foi considerado o melhor enxadrista do Brasil e o 64º melhor enxadrista do mundo.

Vescovi já participou de diversos eventos internacionais em mais de trinta países. É representante no Brasil da Fundação Kasparov.  Tem bons conhecimentos de cinco idiomas, além da língua materna: espanhol, inglês, alemão, sueco e russo. É formado em direito e reside em Barueri.
Foi sete vezes campeão brasileiro absoluto, a última vez em 2010.

Sua filha Katherine Vescovi, que defende São José dos Campos, tem 12 anos e é bi-campeã paulista, bi-campeã brasileira e campeã sul-americana em sua categoria.

(texto feito com base em notícia da Wikipédia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário