quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estudo de Tática

 “O xadrez é 99% tática.” – Richard Teichmann

Esta é uma interessante afirmação de R. Teichmann. Acredito que existem outros fatores de tamanha importância no xadrez como, finais, estratégia, preparação de aberturas, cálculo, psicologia entre outros fatores, mas não tratarei destes temas neste artigo.

Como jogador e Treinador, o que mais me impressiona na tática e a capacidade de evolução rápida que ela proporciona ao enxadrista quando este ainda e um iniciante ou intermediario. 
Esta evolução rápida esta ligada ao calculo que também se aprende com a pratica das combinações táticas.
E sempre muito agradavél,  produtivo e didadico colocar uma posição mesmo que seja um simples mate1#  para os alunos tentarem resolver. 

Eu não gostava de estudar as posições de táticas, mas me esforçava bastante pois sempre tive muita vontade melhorar cada vez mais meu xadrez.

Recomendo a todos que tem vontade de evoluir no xadrez as combinações Táticas pode ser o inicio de muito prazer no xadrez. 

Livros sobre o Assunto existem em abundância:

* Táticas ( Yasser Seirawan )

* Combinações ( Julio Lapertosa )

* Forcing_Chess_Moves ( C_Hertan ) 

* Chess For Avanced Players ( Yuri Averbakh )

* Polgár Chess ( László Polgár )




Abaixo tem 2 posições para você amigo leitor resolver:

Dica Nº 1: 

É sempre correto resolver as combinações sem tocar nas peças, isto e para você absorver um dos grande benefícios de resolver combinações que é aprender a calcular corretamente.


Jogam as Negras e empatam ?




Jogam as Brancas e empatam ?



Nenhum comentário:

Postar um comentário