sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Jogar para ganhar - Bent Larsen

Proponho agora deixarmos o tabuleiro de lado, e conhecer um pouco sobre o Bent Larsen, (quem era;características de jogo; legado e muito mais.)
Eu aprendi assim, e assim julgo ser correto, devemos aprender xadrez começando de trás para frente, não estou dizendo apenas estudando finais e por ultimo abertura como dizem, mas digo também pelo os Jogadores, pelos ex Campeões Mundiais. Para sabermos como foi revolucionando o jogo a estratégia, os estilos, as aberturas, teoria a técnica. Contudo assim podemos intender melhor o que hoje acontece dentro do mundo do tabuleiro de xadrez.

Bent Larsen é um dos poucos jogadores dos anos 60 que desafiou a absoluta supremacia soviética no mundo do xadrez. Seu desenvolvido espírito de luta o impedia de aceitar empates e sempre jogava para ganhar. Larsen não utilizava aberturas muito analisadas pela teoria e preferia abandonar os esquemas clássicos para surpreender os adversários. Sem dúvida, foi um dos maiores jogadores de sua época e um dos melhores da história do xadrez, devido a seus excelentes resultados nos torneios que disputou.

Nacionalidade: Dinamarquês.
Nascimento: Tilsted, 4 de março de 1935.
Títulos: Grande Meste Internacional.
Características de jogo: Originalidade e agressividade. Domínio do jogo tanto tático como estratégico. É também um bom finalista.
Melhores torneios: Hastings, 1956; Havana, 1967; Palma de Mallorca, 1967; Toronto, 1968; Lugano, 1970; Hastings 1972; Londres, 1973; Reykjavik, 1985; Hastings, 1986; Londres, 1989; Nova York, 1990.
Principal derrota: Contra Fischer, no torneio de Candidatos, por 6 a 0.
Legado: Seus dois livros mais importantes são Yo juego para ganar e Partidas selectas 1971.
Consideração final: Um dos melhores jogadores dos anos 60.



Bibliografia: O xadrez dos grandes Mestres- Antonio López Manzano, José Monedero González

Nenhum comentário:

Postar um comentário