sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Jogar para ganhar - Bent Larsen

Proponho agora deixarmos o tabuleiro de lado, e conhecer um pouco sobre o Bent Larsen, (quem era;características de jogo; legado e muito mais.)
Eu aprendi assim, e assim julgo ser correto, devemos aprender xadrez começando de trás para frente, não estou dizendo apenas estudando finais e por ultimo abertura como dizem, mas digo também pelo os Jogadores, pelos ex Campeões Mundiais. Para sabermos como foi revolucionando o jogo a estratégia, os estilos, as aberturas, teoria a técnica. Contudo assim podemos intender melhor o que hoje acontece dentro do mundo do tabuleiro de xadrez.

Bent Larsen é um dos poucos jogadores dos anos 60 que desafiou a absoluta supremacia soviética no mundo do xadrez. Seu desenvolvido espírito de luta o impedia de aceitar empates e sempre jogava para ganhar. Larsen não utilizava aberturas muito analisadas pela teoria e preferia abandonar os esquemas clássicos para surpreender os adversários. Sem dúvida, foi um dos maiores jogadores de sua época e um dos melhores da história do xadrez, devido a seus excelentes resultados nos torneios que disputou.

Nacionalidade: Dinamarquês.
Nascimento: Tilsted, 4 de março de 1935.
Títulos: Grande Meste Internacional.
Características de jogo: Originalidade e agressividade. Domínio do jogo tanto tático como estratégico. É também um bom finalista.
Melhores torneios: Hastings, 1956; Havana, 1967; Palma de Mallorca, 1967; Toronto, 1968; Lugano, 1970; Hastings 1972; Londres, 1973; Reykjavik, 1985; Hastings, 1986; Londres, 1989; Nova York, 1990.
Principal derrota: Contra Fischer, no torneio de Candidatos, por 6 a 0.
Legado: Seus dois livros mais importantes são Yo juego para ganar e Partidas selectas 1971.
Consideração final: Um dos melhores jogadores dos anos 60.



Bibliografia: O xadrez dos grandes Mestres- Antonio López Manzano, José Monedero González

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Globo entrevista: GM Mecking

Nesta entrevista, Mequinho relembra  momentos importantes de sua carreira, fala sobre sua cura e conversão e afirma que o planeta está prestes a entrar numa guerra terrível.
No meu ponto de vista, falando sobre xadrez, ele tem meus mérito dentro do jogo, mas agora afirmar se ele será capas ou não de  enfrentar com igualdade a grande 'elite do xadrez', ainda é precipitado, veremos..

Link da entrevista http://g1.globo.com/Mequinho

Estamos de Volta !! --força total !!

Caros amigos e amigas, começou o novo ano. E não podemos esquecer de criar metas/ objetivos na vida pessoal, e dentro do tabuleiro. Para este ano, acredito que será um ano de muita batalha, não só no xadrez na região mas ao mundo a fora.
Então não podemos perder tempo, quem ainda não fez suas metas/planos de conquistas, corra e faça. Eu já tenho as minhas, e as minhas não ficará só no papel, logo vocês irão notar e comprovar !! '

Força amigos(a) capivaras, vamos ganhar alguns pontinhos de fide;cbx;fpx seja lá o que for seu objetivo, corram atrás e conquiste-os !!


Pessoal vocês moradores de São José José dos Campos ou região do Vale Paraiba,  que  ainda não conhecem, entram e confiram o site:http://www.xadrezaranha.com/ -Centro de Xadrez Aranha - Administram aulas gratuitas, nível iniciante a intermediário, para crianças, jovens e adultos. Eventos como torneios, simultâneas, palestras e muito mais.